Você sabe o que é foliculite?

Você já teve aquelas bolinhas vermelhas que coçam e incomodam? Essa é a foliculite, uma inflamação na pele que pode aparecer em diversas partes do corpo. A foliculite é bastante comum e traz desconforto por causa da aparência da pele.

 

Nesse post vamos esclarecer tudo sobre esse problema e mostrar uma maneira eficiente para acabar com ele.

O que é?

A foliculite é uma inflamação da raiz do pelo, que fica dentro da pele. Esse problema costuma ser causado por uma bactéria que se instala na raiz dos pelos encravados e provoca infecção. Porém, também pode ser causado por vírus e fungos. A foliculte costuma surgir principalmente após a depilação, quando a região está mais sensível, apresentando lesões que a deixam exposta aos microorganismos.

Essa inflamação pode aparecer em qualquer lugar com pelos, sendo comum em áreas com pelos e de atrito, como nas axilas, na virilha e no rosto (no caso dos homens). Ela tem aparência de pontinhos vermelhos parecidos com espinhas e pode apresentar irritação, coceira ou sensibilidade na região afetada.

Embora tenham uma aparência bem parecida, é importante não confundir foliculite com pelos encravados. O pelo encravado pode ser considerado o primeiro estágio da foliculite. Ele se forma quando o folículo piloso nasce e não consegue sair da superfície da pele. Então, sua ponta se curva e penetra mais uma vez no folículo, o que acaba causando uma reação inflamatória. Se esse folículo inflamado é atingido por algum tipo de bactéria, fungo ou vírus, aí surge a foliculite.

Há dois tipos de foliculite. O mais comum é a foliculite superficial, que causa pequenas lesões nas camadas superficiais da pele. O outro tipo é a foliculite profunda, que afeta as camadas mais profundas e pode até levar a infecções mais graves.

Qual a causa?

Qualquer pessoa pode desenvolver a foliculite, mas alguns fatores facilitam seu aparecimento. Conheça as principais causas:

– doenças que diminuem a imunidade

– uso de medicamentos a longo prazo

– fricção ao se barbear

– depilação com lâmina ou cera

– abafamento da pele

– lesões de pele como dermatites, acnes e escoriações

 

Tem como prevenir?

Para se manter longe deste problema, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Deixe a pele respirar, usando roupas que permitam a transpiração.
  • Evite a depilação com lâminas, pois facilita o aparecimento de pelos encravados.
  • Use sabonete antisséptico antes e depois da depilação.
  • Hidrate bem a pele.
  • Faça esfoliação uma vez por semana. Ela ajuda a renovar a pele e eliminar células mortas.

 

Se você quer se ver livre desse problema de uma vez por todas, escolha a depilação a laser. Este é o método mais indicado para prevenir a foliculite, pois diminui o crescimento do pelo e evita a necessidade de manutenções constantes com cera ou lâminas, que estimulam a inflamação por causarem lesões. A depilação a laser remove os pelos agindo sobre a raiz deles sem agredir a pele.

Agende sua avaliação gratuita com a Mylaser* e sinta a pele lisinha e saudável.

? Royal Plaza Shopping — 3º andar, Santa Maria/RS
? (55) 3028–8885
? bit.ly/MylaserdoRoyal

? Passo Fundo Shopping — L0, Passo Fundo/RS
? (54) 3310–1201

bit.ly/MylaserPassoFundo

Deixe um comentário